• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Praças Silviano Brandão e Quatro Pilastras serão palco de novo espetáculo do Grupo Impacto

A mistura de dança e música, artesanato e corpo, sensações e sentimentos formam o “Universo Lúdico”, novo espetáculo do reconhecido Grupo Impacto de Dança de Rua, de Viçosa (MG). O grupo irreverente que vem conquistando prêmios importantes no cenário das danças urbanas ousa mais uma vez ao trazer para o palco a arte de Bispo do Rosário, figura emblemática e incompreendia da nossa cultura. O espetáculo,  coreografado por Octávio Nassur , estreará neste domingo dia 27 às 20h30 na Praça Silviano Brandão com reapresentação no dia 28, segunda às 19h nas 4 Pilastras da UFV.

O Grupo Impacto que sempre obteve grande reconhecimento da crítica e público ao longo da sua trajetória, mais uma vez usará a linguagem das Danças urbanas aliada a Contemporânea para refletir sobre a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário.

Considerado louco por alguns e gênio por outros, Bispo do Rosário produziu um dos mais fantásticos conjuntos de obras do país. Transitando entre a realidade e o delírio, o sergipano acreditava estar encarregado de uma missão divina. Para  isso passou a  utilizar materiais dispensados do manicômio em que esteve para produzir peças que mapeavam sua realidade. Valendo-se da palavra como elemento pulsante, brincou com a construção e desconstrução de discursos para criar bordados, assemblages, estandartes e objetos que seriam, posteriormente, consagrados como obras referenciais da arte contemporânea brasileira.

Essa brincadeira com os objetos traduzidas em um “Universo Lúdico”  de experimentações será o ponto forte do espetáculo do Impacto, que se volta neste trabalho para uma criação irreverente e originalemnte brasileira  que irá unir, dança, artes plásticas, história e música de forma inusitada, assim como o próprio Bispo do Rosário aliou.

Como conta o coreógrafo Octávio Nassur, o espetáculo que buscará discutir a biografia do artista no terreno das Danças Urbanas, e  chamar atenção para um debate sobre o preconceito e os limites entre arte, contracultura e insanidade no Brasil. “Eu assumi a delicadeza de trabalhar com alguém que é mais famoso no exterior do que no Brasil. A gente queria pegar um nome da arte e fazer com que ele fosse reconhecido em seu próprio país, através da dança, para que as pessoas sejam tocadas”, afirmou.

Um dos símbolos da obra de Bispo Rosário é a desconstrução, e Nassur decidiu abordar isso a partir da desconexão sonora. “Eu queria trabalhar com barulhos, que de uma forma organizada formassem uma cadência. Recuperamos então essa ideia de desestruturar para estruturar  ligada sempre a vida do Bispo do Rosário. Como ele pegava lixo para reciclar e os transformava em uma obra, decidimos também reciclar lixo para a produção de instrumentos que serão utilizados na trilha sonora do espetáculo”.

A direção geral é de Patricia Lima que conta com a  assistência de Lidiane Jacinto .Além do coreógrafo, foram convidados para esse trabalho os músicos Thiago Ramalho, Nando Vasconcelos de Viçosa e o assistente de coreografia Getúlio Viana. O Grupo Impacto é formado por 10 bailarinos: Adriano Ramos;Alex Ramos;Cleison Lana;Jean Carlo; Luis Filipe Claudino;Rafael Escolástico;Rariel Escolástico; Rafael Gregório;Rodrigo Branco;Wellington Julio.

O  espetáculo acontece com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais, numa realização do Núcleo de Arte e Dança e do Instituto ASAS; e patrocínio da Haskell, Amantino e Metalsider e Promoção: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura- UFV , FACEV e PMV.

 

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites