• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Grupo Êxtase encerra pré-temporada Cena Minas nas escolas de Viçosa

 

O Grupo Êxtase de Dança encerrou na última sexta (04) a pré-temporada do espetáculo For Sale nas escolas de Viçosa.  O grupo se apresentou na quinta, dia 3, na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres ( ESEDRAT) em  dois turnos e na sexta na Escola Estadual Santa Rita de Cássia. Estas apresentações fazem parte da  premiação recebida pelo Êxtase no 6º prêmio Cena Minas do governo de Minas, que financia projetos em arte e cultura  no estado de Minas Gerais.

As apresentações nas escolas foram precedidas de debates dentro de sala de aula sobre o consumismo e a sociedade, temáticas do espetáculo para que os alunos assistissem ao espetáculo, já tendo refletido e dialogado sobre a questão. Os alunos se mostram muito críticos ao consumo, como por exemplo, Paulo Vitor (12), da ESEDRAT que contou que consumir nem sempre é importante, já que às vezes é preciso esperar um pouco mais para se ter algo que realmente importa, como a amizade. Já para o estudante da Escola Santa Rita de Cássia, Mateus de Castro Brandão (16) este debate na escola é fundamental, pois é um tema que afeta a vida na sociedade e a  maior  parte da população. Segundo Mateus, a dança mostra muito bem as conseqüências do consumo exagerado e acredita que isso pode trazer consequências muito sérias para os seres humanos, como a loucura por exemplo.

Ao mesmo tempo, os professores afirmaram a importância de  trazer a discussão para dentro das escolas, sendo que na idade escolar a questão de consumo já é muito evidente. Para a professora de educação física da ESEDRAT, Sara Maria Lopes Salgado, além do debate em torno deste tema, trazer  apresentações para dentro da escola possibilitam uma abertura maior dos alunos à cultura, já que para maioria deles, a dança, de uma maneira geral, remete sempre e somente ao funk.  Para a diretora da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Jaqueline Maria Ferreira, " mais do que uma forma de inserção dos alunos em outras formas de cultura", a apresentação do For Sale nas escolas despertou uma discussão que vai além do consumismo puro, abordando questões do cotidiano desses alunos. A diretora ainda reforçou que iniciativas como estas são fundamentais para a formação dos alunos enquanto cidadãos.

A circulação de For Sale pelas escolas acontece por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com o patrocínio da Copasa, numa correalização do Instituto Cultural Sérgio Magnani e realização do Cena Minas - Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais (6ª edição), Governo de Minas, Secretaria de Estado de Cultura numa promoção do Instituto ASAS e Núcleo de Arte e Dança

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites