• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Espetáculo da Êxtase Cia de Dança encerra SIA UFV 2023

O espetáculo LEVANTE da Êxtase Cia de Dança marcará o encerramento da 14ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), numa promoção da DAC - PEC da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A apresentação será nesta quinta-feira (26/10), às 17h30, em frente ao Centro de Vivência da universidade.

 A abertura do evento será feita por estudantes do Centro Experimental de Artes - PMV: o grupo Na Manha Crew e a turma de Passinho. Após as apresentações, os grupos realizarão uma roda de conversa com público e artistas.

Sobre a obra

LEVANTE provoca o público a refletir sobre Conceitos, pré-conceitos, desigualdade, medos, enfrentamento, racismo, homofobia e arte. A coreografia de Allan Keller traz diversas representações de batalhas vivenciadas pelo elenco da companhia e que são comuns à grande parte da sociedade.

LEVANTE inspira-se nas lutas coletivas, nos anseios individuais e na importância de saber e defender o que cada um acredita. O espetáculo definido pelo coreógrafo como um 'manifesto em arte' aponta o poder do coletivo na luta por igualdade, justiça, liberdade e paz.

Erguer-se, rebelar-se, ocupar lugar, são significados de um levante. Na obra da cia viçosense, Alan destaca que o público é tocado de diversas formas, e as emoções norteiam o espetáculo. “Queremos provocar reflexões intensas, mas de forma prazerosa e emocionante. Acredito que as obras têm que falar sobre a vida e o Êxtase me inspirou a falar sobre o que é preciso”, pontuou o coreógrafo.

A diretora geral e artística Patrícia Lima destacou que o reencontro do Êxtase com o público no novo trabalho é marcado por uma obra que dialoga com o seu tempo. “Tempo de conflitos, guerras, lutos, lutas, resistência, vida e relações que se ressignificaram com a pandemia de covid-19”.

Além da dança, a atuação é um elemento importante da obra. Para Cleison Lana, ensaiador que divide a direção com Patrícia Lima , a teatralidade foi um desafio aceito pelo elenco que “se tornou um ganho para a identidade do espetáculo e da cia”.

O trabalho tem trilha sonora original criada por Gabriel Canedo, também produtor musical do Grupo Giramundo, convidado pelo coreógrafo Alan Keller a conhecer e trabalhar com o Êxtase. O produtor disse que o universo rico e complexo da dança contemporânea tem alimentado nele o desejo de criar.

“Para alcançar uma composição original que toque os corpos, ouvidos e corações de todos, busco acessar minha sensibilidade. LEVANTE apareceu, assim, como uma mistura de referências antigas, sampleando vozes gravadas há muito e traduzindo ritmos e melodias da minha memória afetiva para a contemporaneidade dos sons eletrônicos e das possibilidades que o mundo digital permite”, explicou Canedo.

Os figurinos de Marco Antônio Botelho também são exclusivos para o trabalho, e trazem uma característica importante para a mensagem de LEVANTE, as roupas não têm gênero e são marcadas pela fluidez dos corpos com cores que ajudam a dar o tom do espetáculo. “Minha principal inspiração foi a liberdade. Me baseei na estética do fim dos anos 80 e dos anos 90 com o grunge, new wave e o romantismo também aparece nos babados, franzidos e pregas”, comentou.

A obra estreou em abril de 2022, já passou por diversas cidades do estado e está mais uma vez em circulação por Minas Gerias. O espetáculo do Êxtase Cia de Dança é parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos ano II, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio master da Metalsider e patrocínio de Mundi Center e Trigo Leve. Apoio cultural da Folha da Mata e Lespa Viçosa. Promoção DAC – PEC - UFV. Realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais, Núcleo de Arte e Dança e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado eficiente.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Coreografia: Alan Keller

Direção geral e artística: Patrícia Lima e Cleison Lana

Bailarinos: Cleison Lana, Lidiane Jacinto, Bianca Mabiny, Igor Xisto, João Victor Maffia, João Vitor Campos, Luis Filipe Claudino Gomes, Bianca Caparelli, Maria Luísa Faria e Naiara Silva.

Trilha original: Gabriel Canedo

Figurinos: Marco Antônio Botelho

Fotografia: Reyner Araújo

Assessoria de imprensa: Lílian Moura

Design Gráfico: Rita Márcia

 

Autoria: Lilian Moura

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites