• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Êxtase estreia LEVANTE em Viçosa neste domingo

Pelo que você luta? Qual é a sua bandeira? Em seu novo espetáculo o Êxtase Cia de Dança provoca o público a refletir sobre essas e outras questões. LEVANTE que já emocionou o público em Cajuri e Visconde do Rio Branco, chega a Viçosa neste domingo (01), às 11h, na Praça Silviano Brandão. Para a abertura do evento, foi convidada a contadora de histórias, Maria Cortês e logo depois, o público e os artistas realizarão uma roda de conversa, com a presença do coreógrafo Alan Keller e do figurinista Marco Botelho.

O espetáculo

A coreografia de Allan Keller  traz para a cena diversas representações de batalhas vivenciadas pelo elenco da companhia e que são comuns à grande parte da sociedade. “LEVANTE” inspira-se nas lutas coletivas, nos anseios individuais e na importância de saber e defender o que cada um acredita. O espetáculo definido pelo coreógrafo como um 'manifesto em arte' aponta o poder do coletivo na luta por igualdade, justiça, liberdade e paz, e chama atenção para o importante papel que cada indivíduo tem nas lutas cotidianas e na trajetória de outras pessoas.

Erguer-se, rebelar-se, ocupar lugar, são significados de um levante. Na obra da cia viçosense, Alan destaca que o público será tocado de diversas formas, e as emoções norteiam o espetáculo. “Fizemos um trabalho muito bonito, com uma construção importante para todos os envolvidos. Queremos provocar reflexões intensas, mas de forma prazerosa e emocionante. Acredito que as obras têm que falar sobre a vida e o Êxtase me inspirou ainda mais a falar sobre o que é preciso”.

A diretora geral e artística Patrícia Lima destacou que o reencontro do Êxtase com o público será marcado por um trabalho que dialoga com o seu tempo. Tempo de conflitos, guerras, lutos, lutas, resistência, vida e relações que se ressignificaram com a pandemia.

A professora e pesquisadora Andrea Bergallo, que assistiu a um ensaio aberto do espetáculo e a estreia em Cajuri, destacou a potência da obra pelo tema abordado e pela transformação que acontece com os corpos à medida em que o espetáculo acontece. “A entrega dos bailarinos vai dando mais força à obra e isso foi bonito de ver. O trabalho tem cenas maravilhosas”, comentou.

Além da dança, LEVANTE conta com dramaturgia para auxiliar na construção do enredo. A atuação dos bailarinos foi estimulada pela presença da assistente coreográfica Erika Rosendo durante a preparação. "LEVANTE é sobre nós", afirmou. Para Cleison Lana,  que divide com Patricia Lima a direção artística do trabalho, a teatralidade foi um desafio aceito pelo elenco que tornou-se um ganho para a identidade do espetáculo e da cia, de maneira geral. 

LEVANTE tem trilha sonora original criada por Gabriel Canedo, também produtor musical do Grupo Giramundo. O produtor disse que o universo rico e complexo da dança contemporânea tem alimentado nele o desejo de criar e com LEVANTE, não foi diferente. Mesmo à distância, Gabriel fez pesquisas e conversas para compreender a obra e suas intenções e abstrações.

“Para alcançar uma composição original que toque os corpos, ouvidos e corações de todos,  busco acessar minha sensibilidade de modo a servir vontades maiores que as minhas. “Levante” apareceu assim, como uma mistura de referências antigas, sampleando vozes gravadas há muito e traduzindo ritmos e melodias da minha memória afetiva para a contemporaneidade dos sons eletrônicos e das possibilidades que o mundo digital permite”.

Os figurinos de Marco Antônio Botelho também são exclusivos para o trabalho, e trazem uma característica importante para a mensagem do espetáculo, as roupas não tem gênero e são marcadas pela fluidez dos corpos com cores que ajudam a dar o tom do espetáculo. “Minha principal inspiração foi a liberdade. Me baseei na estética do fim dos anos 80 e dos anos 90 com o grunge, new wave e o romantismo também aparece nos babados, franzidos e pregas”, comentou. 

O espetáculo do Êxtase Cia de Dança é parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider;  Amantino Supermercados e Haskell,  apoio cultural da Folha da Mata, promoção Prefeitura de Viçosa - Secretaria Municipal de Cultura, realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais,  Núcleo de Arte e Dança e Governo de Minas Gerais-Governo Diferente Estado Eficiente.

FICHA TÉCNICA

Coreografia: Alan Keller

Direção geral e artística: Patrícia Lima e Cleison Lana

Bailarinos: Cleison Lana, Lidiane Jacinto, Bianca Mabiny, Igor Xisto, Nara Luiza, João Victor Maffia, João Vitor Campos, Ronaldo Mansur, Luis Filipe Claudino Gomes, Bianca Caparelli, Anna Victória Martino.

Trilha original: Gabriel Canedo

Figurinos: Marco Antônio Botelho

Fotografia: Reyner Araújo

Assessoria de imprensa: Lílian Moura

Design Gráfico: Rita Márcia Costa

Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Patrocínio: Metalsider, Haskell e Amantino Supermercados

Promoção: Prefeitura Municipal de Viçosa - Secretaria Municipal de Cultura

Apoio: Jornal Folha da Mata.

Realização: Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Arte e Dança - Governo de Minas Gerais. Governo Dife

Autoria: Lílian Moura

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites