• Indique um amigo
  • Vagas para Estágio
  • Trabalhe Conosco
(31) 3891-2374 Rua Alex Doroffef, nº50
Centro - Viçosa, MG

Emoção e Alegria marcam Mostra Diversidade em Dança 2017

Três dias de espetáculos gratuitos, em quatro sessões lotadas encheram Viçosa de arte e cultura. O final de semana em Viçosa foi da Mostra Diversidade em Dança. Numa realização do Ministério da Cultura e do Núcleo de Arte e Dança o evento, que reuniu cerca de 500 bailarinos, foi um grande sucesso de público que lotou o Espaço Fernando Sabino todos os dias e pode assistir apresentações que Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Danças Brasileiras, Jazz com participação de grupos amadores, profissionais e estudantes  de Belo Horizonte, João Monlevade , Viçosa e região.

No primeiro dia de evento a abertura ficou por conta do Grupo Jovem Arte e Passo, grupo convidado de Belo Horizonte que emocionou a todos com o espetáculo “Auto da Compadecida” que mistura dança teatro e música.

A diretora do Grupo, Liana Sáfadi ex-bailarinado Grupo Êxtase de Dança e viçosense,lembrou que a diversidade e a versatilidade presentes no trabalho, e na Mostra, de maneira geral, são elementos que o mundo pede que os artistas tenham. Liana destacou a importância do evento e da mobilização que ele e Patrícia Lima promovem na cultura da cidade, apesar das dificuldades. “Espero poder participar em outras edições do evento que fica cada vez melhor, e poder contribuir com a cultura do nosso país”.

O Grupo Êxtase de Dança apresentou trecho de seu novo espetáculo “Arreda” que estreará neste ano e tem como inspiração a vida de artistas do interior de Minas. O trabalho, que está em fase de montagem, busca valorizar a riqueza da arte e da cultura produzida no interior do nosso estado, bem como a força dos mineiros e de suas tradições.

Para a professora do Curso de Dança da UFV e orientadora do Coletivo Encruza, Laura Pronsato, a Mostra tem se tornado um evento cada vez melhor e mais interessante tanto para o público quanto para os bailarinos. Ela enfatizou que nesta edição a diversidade de adultos, crianças e coreografias de estilos diferentes, realmente foi enorme, além da oportunidade de“poder ver grupos de fora para mostrar outros modos de compor, de misturar linguagens artísticas e estilos de dança dentro do mesmo lugar, além de ver a meninada dançando e nossos estudantes, que são do curso de Dança da UFV, coreografando. Muito bonito”.

No segundo dia da Mostra, que contou com duas sessões, o Deputado Roberto Andrade, grande apoiador das atividades de arte e cultura viçosense esteve no evento, se emocionou ao assistir a apresentações de alunas do Projeto Passos Para um Futuro, que acontece no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes e conta com o seu apoio, do CORI _MG e da SERJUS – Anoreg.

Além delas, alunos do Núcleo de Arte e Dança, do Projeto Voar e do Centro Experimental de Artes Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da PMV e dos grupos convidados, Grupo Jovem Arte & Passo e alunas do Real Esporte Clube, de João Monlevade abrilhantaram a noite.

O encerramento da Mostra aconteceu no domingo com a presença do Secretário Municipal de Cultura Paulo Roberto Cabral que prestigiou o evento aberto pelo Grupo Êxtase Experimental apresentando 7 Flores de Rosa Antunã e trabalhos de Mario Nascimento. O domingocontou também com apresentações dos bailarinos do Centro Experimental da PMV e do Projeto Voar – Instituto Asas, queirão representar Viçosa e Minas Gerais no Festival Internacional de Hip-Hop (FIH2), em Curitiba (PR), esta semana.

Os alunos do Programa Estímulo do Grupo de Arte e Dança também se apresentaram com a coreografia “Raízes” e Maria Cortes, fez sua estreia como mãe de bailarina. Orgulhosa e feliz em ver a filha envolvida nesse “universo lindo da dança que o Núcleo cria em Viçosa”. Maria ainda comentou “esses espetáculos preenchem a cidade e fico muito feliz quando venho. Ver a minha filha entusiasmadíssima foi muito bom, um alento a mais pra pode vir ver”. 

O Grupo Impacto de Dança fechou os três dias de apresentações com trecho de seu novo espetáculo que vai contar a vida dos brasileiros e a influência das culturas que formam a identidade do nosso povo. O novo trabalho pretende registar os traços culturais e a crença na vida característica do povo brasileiro.

A Mostra Diversidade foi uma realização do Ministério da Cultura – Governo do Brasil, do Núcleo de Arte e Dança e Instituto ASAS, numa promoção da DAC - PEC- UFV em Dança, com o apoio cultural da Secretaria de Cultura Patrimônio Histórico e Esportes da PMV e patrocínio da SerjusAnoreg-Cori, Roberto Andrade, Haskell,Supermercado Amantino e Metalsider.

Autoria: Assessoria de Imprensa

Núcleo Academia Viçosa Minas Gerais
Rua Alex Doroffef n° 50 - Centro, Viçosa, MG
E-mail: contato@nucleoad.com.br
Telefone: (31) 3891-2374
Copyright © 2013 - Todos os direito reservados Desenvolvido por Redline Websites